sábado, 6 de fevereiro de 2016

Morro do Cambirela - Palhoça - SC

Como Chegar:

Aqui estão os passos de como chegar, saindo da BR101!

Quando você chegar na propriedade, existe uma lagoa na área facilitando achar a entrada, existe uma porteira também, se a porteira estiver fechada converse com algum vizinho da região, ele lhe orientará a passar e fechar a porteira, logo após a lagoa vire a direita e após siga pelo caminho que está na foto e está destacadamente visível por lá. No final da seta (Figura acima) é aonde começa a trilha. Se você tiver dificuldades para achar o começo entre na mata e procure alguma marcação, fitas amarradas nas árvores marcam o caminho quase todo ! Fique atento !



Incrível!


    Não tem palavras e nem fotos que possam expressar o que se sente quando você chega ao topo. Pra começar foi difícil achar a trilha para iniciar a subia, depois de uns 15 minutos e algumas marcações em galhos e árvores, achamos uma trilha e começamos a caminhada, a trilha vai ficando cada vez mais difícil, partes da subida existem cordas para escalar nas pedras, nada muito alto, porém não confie totalmente nas cordas deixadas lá, até por que elas estão lá á um bom tempo e não se sabe o estado real delas. Existem bastantes bifurcações e vários caminhos, para subir é fácil, sempre escolha o caminho que sobe.

    Entre a subida pela trilha que pegamos, varias vezes passamos por perto do riacho, e mais ou menos 1/3 da subida achamos uma clareira com um lago feito pelo rio, ótimo lugar para dar uma pausa, encher os cantis, tirar algumas fotos e seguir viagem rumo ao topo.
Todo esforço e cansaço vale a pena quando você chega lá em cima, é uma sensação de paz e liberdade incomparáveis!
Lugar perfeito para acampar, e ver de noite, as luzes das cidades da redondeza!

    Pra descer é complicado, vocês já vão saber o porque... várias trilhas e bifurcações atrapalham a descida pelo caminho certo, tente sempre marcar por onde você subiu e prefira fazer marcas em árvores do que deixar sacolas ou lixo pendurado (imagine se todo mundo resolver deixar algo pendurado por lá não é?).


Perdidos!

    Aqui está a nossa grande aventura, nos perdemos por volta das 3 horas da tarde, estávamos descendo e vimos que não lembrávamos de ter passado por aquele caminho, e acredite, é melhor voltar por uma trilha que já existe a fim de buscar aquela que você usou para subir, do que tentar descer por ali mesmo devido ao cansaço, vai vendo: decidimos continuar descendo pois achamos um riacho, e esse riacho iria dar em algum lugar correto? sim, mas não era bem aonde a gente imaginava, descemos escorregando alguns lugares e ficou impossível voltar por falta de equipamento adequado... fomos descendo até que chegamos num vale, aonde não conseguíamos ir nem para direita, nem para esquerda, nem para trás e por muito azar, nem pra baixo por que chegamos em uma queda de mais ou menos uns 10 metros. Resolvemos pedir ajuda, nossa sorte é que o sinal de celular no morro não é tão ruim, pois devido as cidades próximas as antenas ficam próximas também do morro, acionamos os bombeiros mais ou menos umas 17 horas, eles conseguiram achar a nossa localização por que mandamos pelo whatsapp a nossa localização. Os bombeiros conseguiram encontrar o ponto que estávamos umas 22:00 horas, então se equiparam e começaram as buscas no perímetro da nossa localização, eles não cessaram a busca até nos encontrar, que já era meia noite, tivemos que subir mais um tanto para chegar em uma trilha, fizemos rapel e saímos da trilha as 2 e 30 da manhã com ajuda dos bombeiros. Fomos para o posto aonde deixamos a moto, e a conveniência estava fechada, nós deixamos os capacetes e as jaquetas na conveniência, que abria só as 6 da manhã, arrumamos um canto na sala do óleo e dormimos um pouco no chão mesmo.

    Só pra acrescentar, vocês não tem noção da dor que sentimos, nos pés, pernas, costas... pois ficamos em pé esperando os bombeiros desde as 18/19 horas, pois escureceu, então achamos melhor ficar de pé para não ser picado por animais rastejantes... foi a primeira vez na minha vida que eu chorei de dor quando parei de andar as duas horas e trinta minutos da manhã, a hora que conseguimos chegar no carro dos bombeiros e sentamos um pouco, eu não conseguia quase nem mover os pés de tanta dor. Por isso pessoal, vão sabendo que não é uma trilha fácil... se preparem, mas vão, pois todo o cansaço que passamos lá, ainda assim valeu a pena, e estamos planejando ir de novo, só que desta vez vamos acampar no topo !


    Então aqui vão algumas dicas:
-Se tiver leve GPS
-Na descida, se ver que acha que não passou por algum lugar, não custa voltar um pouco
-LEVE LANTERNA (mesmo que vá pra voltar no mesmo dia)
-Leve repelente também, muito mosquito!
-Leve no mínimo 2 litros de água, tem água limpa pelo caminho
-Leve anorak pois se vc ficar perdido e começar a chover as coisas podem piorar e muito.
-Sempre desligue o celular e ligue somente para tirar fotos, se ficar perdido você vai querer ter muita carga na bateria não é ?
-O lugar não é infestado de cobras e aranhas, maaas vale a pena citar que você terá de se agarrar em vários troncos, raízes e pedras para subir, então tome cuidado aonde coloca as mãos. 


É isso pessoal! Até a próxima e fiquem com as fotos:












Incrível, o único lugar que tinha lixo, era aonde estava a placa de proibido jogar lixo...







Paradinha para se reidratar!

Subida forte!









Enfim o topo!

E a vista!






Aqui já estávamos perdidos, mas ainda assim apreciando a natureza :P





Nenhum comentário:

Postar um comentário